Comuna da Lucira tem sala de leitura


30 de Setembro, 2015

Uma sala de leitura para estudantes e comunidade em geral foi inaugurada ontem, na comuna da Lucira, na província do Namibe, pela directora provincial da Cultura, Iracelma Major.

O espaço conta com 600 obras literárias entre livros infanto-juvenis, contos, poemas, científicos e pedagógicos.
A directora provincial da Cultura disse que sala edificada em 2012 esteve fechada devido ao facto de a Cultura ter-se concentrado na  recolha de acervo para que os estudantes e outros interessados pudessem encontrar nela as respostas para a suas necessidade bibliográficas.
“Nesta altura a sala conta com 600 livros de literatura diversa desde o material didáctico para o ensino primário, I e II ciclo de ensino, material para leitura ou cultura geral, contos, historias, poemas e outros que os nossos jovens podem, nos seus tempos livres, utilizarem e munirem-se de conhecimentos diversos”, acrescentou Iracelma Major.
O mesmo processo, segundo a directora provincial da Cultura, vai ser estendido ao município mais a leste da província do Namibe, o Virei, onde já existe material, estando   a ser criadas as condições técnicas para a abertura da sala de leitura.
A conservação deste material é feita por técnicos da administração comunal e professores da localidade que já receberam alguma formação no que tange ao atendimento, conservação e segurança de todo o acervo bibliográfico, concluiu Iracelma Major.
A comuna da Lucira, que dista a 210 quilómetros a norte da cidade do Namibe, possui mais de dez mil habitantes, na sua maioria agricultores e criadores de gado.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA