''Comunidades'' em fotografias


16 de Outubro, 2014

A exposição de fotografia “Comunidades” é inaugurada, na próxima quarta-feira, às 18h00, no Centro Cultural Português, em Luanda, no âmbito do 10º Encontro das Fundações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Sob curadoria de António Pinto Ribeiro, a exposição vai estar patente durante dois dias e nela vão participar os artistas de quatro países membros da CPLP, designadamente o angolano Kiluanji Kia Henda, a portuguesa Pauliana Valente Pimentel, o brasileiro Gustavo Lacerda e os moçambicanos Filipe Branquinho e Mauro Pinto.
Composta por 26 trabalhos, 13 são de Moçambique, (nove de Filipe Branquinho e quatro de Mauro Pinto), seis de Portugal (Pauliana Valente Pimentel), cinco fotografias do Brasil (Gustavo Lacerda) e dois trípticos de Angola (Kiluanji Kia Henda).
“A constituição de ‘Comunidades’ pode assentar em denominadores comuns, que ultrapassam as diferenças de identidades assumidas de uma forma rígida ou conflitos ancestrais”, refere uma nota, que cita o curador  António Pinto Ribeiro.
Estas comunidades, adianta, que ultrapassam o Estado Nação pelo desejo de paz perpétua, podem agregar habitantes de territórios diferentes, ocupações profissionais variadas e até algumas expectativas em relação ao futuro, que não tenham partido necessariamente dos mesmos pressupostos.” Na exposição “são apresentados os trabalhos mais recentes de cinco artistas que há muito trabalham no meio de comunidades diferenciadas e diversas, conforme os interesses artísticos e políticos de cada fotógrafo, e no respeito pelas realidades fotografadas”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA