Cultura

Concorrentes ao Variante com paradeiro incerto

Roque Silva

A ausência dos representantes da Lunda-Sul e da Huíla nos ensaios de participação a 24.ª edição Festival Nacional de Música Popular de Angola (Variante), cuja gala realiza-se hoje às 20h00, no Cine Caxito, no Bengo, preocupa a organização do concurso.


Os cantores, cujos nomes não foram revelados, não têm preparado as suas performances com a banda Acapaná, como acontece com os demais. Uma fonte ligada à produção revelou ao Jornal de Angola que os cantores estão em local incerto.
“Eles deveriam ter chegado há alguns dias em  Luanda, porque fazem mais de 24 horas desde que saíram das suas províncias para os ensaios”, disse a fonte que não precisou o dia exacto que ambos saíram das respectivas zonas de origem.
O director nacional da Acção Cultura desconhece as razões que motivam o atraso dos artistas e a não comparência aos ensaios que decorrem desde a última terça-feira, no Campo 22 de Junho, no Rocha Pinto, em Luanda. Carlos Vieira Lopes afirmou  que recebeu garantias das direcções provinciais da Cultura que os seus representantes estavam a caminho. “Ambos podem chegar a qualquer momento, tanto no Bengo ou em Luanda”, disse.
O assistente de direcção técnica do Variante informou que a chegada tardia dos representantes da  Lunda-Sul e da Huila ou a sua ausência nos ensaios não concorre para o fracasso das suas apresentações. Hélder Domingos “Bando” informou que a banda Acapaná conhece as músicas de todos finalistas, tendo garantido estarem preparadas todas as condições para a realização do Variante.
Os representantes da Lunda-Norte e do Moxico, António Ferreno “Avacalho” e Madureira Nicodemo Avelino, respectivamente, que se encontrava na mesma condição  juntaram-se ontem ao grupo de artistas que ensaiam arduamente à procura da sua consagração e afirmação da carreira.
Os artistas partem às 6h00 para o palco da actividade, mas têm agendado  visitas  à locais históricos e culturais, infra-estruturas sociais,  exposições de artigos de arte e locais de produção de artesanato.

Tempo

Multimédia