Concurso abre as portas para os músicos africanos


11 de Maio, 2016

Fotografia: Dombele Bernardo

Os jovens artistas africanos podem mostrar o seu talento nos EUA, pela primeira vez, com a abertura de uma nova fase do concurso Emerging Voices, este ano com uma maior abrangência, informou ontem o “Financial Times” e a Oppenheime Funds.

Os organizadores adiantaram ainda, num comunicado enviado à Angop, que o prémio é uma iniciativa global criada para descobrir, principalmente, novos talentos artísticos nos países emergentes.
Para esta edição, explicam, o concurso traz como novidades artistas de África e do Médio Oriente candidatos a inscrições ao prémio “Artes”, ao contrário das edições anteriores nas quais os candidatos destes continentes apenas disputavam a categoria “Ficção”, mais ligados aos trdo domínio da literatura. Os trabalhos em concurso são avaliados por aspectos técnicos, através de três categorias: Artes, Ficção e Cinema, onde cada vencedor recebe um prémio avaliado em 40 mil dólares, ao passo que o segundo e terceiro classificado por categoria recebem 5 mil dólares cada.
As listas dos candidatos para cada categoria são anunciadas, oficialmente, em Junho e os participantes são conhecidos em Agosto.
Os concorrentes pré-seleccionados participam num concerto no dia 26 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Nova Iorque, onde também vão ser anunciados os vencedores de cada categoria.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA