Cultura

Concurso de BD do Japão tem abertas as inscrições

O Ministério das Relações Exteriores do Japão e a Fundação Japão anunciaram ontem, em Luanda, a abertura das inscrições para candidaturas ao 11.º Concurso Internacional de Banda Desenhada, no período entre 17 deste mês e 16 de Junho do ano corrente.

Um comunicado de imprensa refere que os candidatos devem inscrever-se enviando as suas obras às representações Diplomáticas Japonesas nos seus respectivos países (excepto os escritórios representativos) ou directamente para a Caixa Postal da Comissão Executiva responsável pela realização do evento.
“Os detalhes inerentes para as candidaturas ao referido concurso podem ser consultados na página da internet do Concurso Internacional de BD do Japão (http://www.manga-award.mofa.go.jp/index_e.html)”, salienta o comunicado. O concurso Internacional de Banda Desenhada do Japão, sublinha o documento, foi criado em Maio de 2007 por iniciativa do então Ministro dos Negócios Estrangeiros Taro Aso, com o objectivo de reconhecer os artistas criadores de Banda Desenhada que contribuem para a divulgação mundial da cultura de história em quadradinhos e difusão do intercâmbio cultural internacional através de histórias de banda desenhada feitas em estilo japonês. Desde a sua criação, o concurso tem sido realizado todos os anos.
Dentre as obras concorrentes inscritas, diz o comunicado, vai ser outorgado o Prémio de Ouro (Gold Award) a melhor obra artística em concurso, enquanto três outros competidores com obras avaliadas como sendo excelentes vão ser galardoados com Prémios de Prata (Silver Award).
Os premiados vão ser convidados pela Fundação Japão a viajarem ao Japão para participarem na cerimónia de galardoação. Os artistas galardoados vão ter a oportunidade de trocarem ideias com artistas japoneses criadores de Banda Desenhada.

Tempo

Multimédia