Concurso de kizomba conhece finalistas

Manuel Albano
11 de Março, 2015

Fotografia: Paulino Damião

A escolha dos 15 pares finalistas do Concurso Nacional de Dança Kizomba-Semba acontece a 15 de Abril, a partir das 10h00, no Cine 1º de Maio, em Luanda.

Mukano Charles, mentor do projecto, disse ontem ao Jornal de Angola que os eleitos disputam a final marcada para o dia 18 de Abril, no Cine A­tlântico, por ocasião do Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de Abril.
A dupla vencedora participa em seminários práticos e teóricos sobre as danças, a serem realizados em Maio, Portugal, Espanha, França, Holanda e nos Estados Unidos.
O par vencedor pode representar o país como “embaixador” da kizomba e da semba na diáspora, onde já tem agendadas presenças em seminários.
Este sábado, a organização realiza um “casting” no Uíge, às 10h00, na Casa da Cultura, com o objectivo de promover estes estilos na região. “A parte sul do país tem sido a mais privilegiada, por isso, decidimos abrir essa excepção àquela província”.
Geralmente, explicou , os candidatos deslocam-se à capital do país, vindo de outras províncias para serem submetidos à avaliação.
As digressões internacionais têm servido para divulgar a kizomba, já que tem sido mal interpretada em alguns países, onde é confundida com tango ou salsa.
A kizomba, disse, tornou-se um fenómeno mundial e a sua repentina expansão pelo mundo deve-se às aulas em algumas escolas criadas fora do país. “Mas até hoje tem sido mal classificada, porque é relacionada com outros estilos da América do Sul”, lamentou Mukano Charles. Devido a esta confusão, a organização decidiu criar métodos para o seu registo a nível internacional. A introdução da palavra semba na terminologia do concurso foi algo fundamental, para os concorrentes incluírem os passos desta dança nas suas coreografias.
A kizomba, destacou, deixou de ser uma arte de diversão. “Muitos concorrentes tornaram-se conhecidos no país e estrangeiro, onde são convidados a realizarem palestras e darem aulas de dança durante várias temporadas”, rematou.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA