Concurso de música distigue a marimba


14 de Agosto, 2014

A Marimba de Malanje, instrumento musical tradicional, é homenageada a 5 de Outubro próximo, durante a gala de consagração do Top dos Mais Queridos, edição 2014, que a província acolhe.

Para o efeito, o Governo Provincial criou uma comissão para a coordenação institucional e acompanhamento da realização do Top, com vista a trabalhar na preparação das condições necessárias para garantir o êxito do acontecimento e da homenagem.
O director provincial da Cultura, José da Costa Gaspar, disse à Angop que a Marimba é um ícone cultural angolano de referência internacional, pelo que o gesto contribui para a sua divulgação e valorização cada vez maior. A Marimba é hoje um dos poucos instrumentos musicais tradicionais que ainda vigoram, tendo em conta que muitos como o Kissanje, Puita, Batuque e outros estão em risco de extinção, devido à modernização tecnológica dos equipamentos musicais.
A sistematização do mundo artístico cultural que se regista actualmente contribui também para pôr em desuso os instrumentos tradicionais e por isso é bem-vinda a intenção do Governo Provincial de Malanje de homenagear a Marimba. O director da Cultura disse que na homenagem à Marimba é exaltada a forma como se confecciona, como se toca e a importância que hoje tem em diferentes regiões como Malanje, Lunda Norte e Uíge, onde ainda é evidente o seu uso. Estes aspectos permitem fazer uma avaliação do trabalho a ser desenvolvido para o engrandecimento, divulgação e melhoria do seu fabrico e as inovações que se podem introduzir no instrumento.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA