Concurso divulga talentos

Roque Silva |
7 de Setembro, 2016

Os vencedores do XIX Festival da Canção de Luanda são conhecidos no dia 23 do corrente, no pátio da Rádio Luanda Antena Comercial (LAC), em Luanda, durante uma gala que opõe dez novos talentos da música angolana.

Entre os finalistas, desfilam pelo palco alguns rostos conhecidos que procuram visibilidade e um lugar no mercado da música, através de aparições regulares em espaços de promoção de música, como em bares.
Lípsia, Ely Constantino, M Levy, Agostinho Bernardo, Selth Mainsel, Júlio Torres, Armm Ondkamú, Lídio Gomes, Branca Celeste e Gomes Williams vão interpretar temas, cujas composições são de sua autoria e de alguns artistas nacionais consagrados.
Os cantores disputam pela conquista de uma das seis categorias premiadas, a designar Grande Prémio da Canção, Melhor Voz, Letra, Intérprete, Prémio LAC/Unitel e Produção Inédita. Esta última categoria foi incluída este ano pela coordenação do Festival da Canção de Luanda, para prestigiar o génio criativo, disse ao Jornal de Angola a porta-voz.
Suely Rodrigues revelou que o festival sofreu reajustamentos estruturais devido ao actual momento da economia angolana, motivo pelo qual a gala passa para um espaço mais modesto.
A readaptação que a organização foi obrigada fazer, afirmou, foi de alguma forma benéfica por permitir reforçar o conteúdo, por um lado. “Fomos obrigados a fazer um esforço orçamental, porque os patrocínios sofreram uma redução considerável, mas trazemos por exemplo uma nova categoria.”
Os dez finalistas foram seleccionados por um júri depois de terem superado a concorrência de outros 30, de um total de 80 canções inscritas numa primeira fase.

Comboio de canções


A tradicional rapsódia mantém o seu lugar na gala que distingue os vencedores do Festival da Canção de Luanda, na edição que visa assinalar o 24º aniversário da estação radiofónica, a assinalar-se dia 25, que se realiza sob o lema “Nos trilhos da música... um comboio de canções”.
A encenação vai retratar os caminhos-de-ferro de Angola, numa homenagem aos comboios, um transporte de eleição e inspirador de belas canções. O Festival da Canção de Luanda é um concurso anual realizado deste 1998.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA