Cultura

Concurso Xyami Superstars elege amanhã o vencedor

Roque Silva |

O vencedor da primeira edição do concurso musical Xyami Superstars é conhecido amanhã, durante a final com acesso gratuito que é realizada às 17h00, no pátio do Supermercado Xyami Kilamba, localizado naquela centralidade.

Sete dos oito finalistas do concurso musical foram apresentados ontem à imprensa em Luanda
Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

A final do concurso de descoberta de talentos opõe oito cantores emergentes e desconhecidos, eleitos pelo público e por um jurado integrado por cantores consagrados, produtores de música e de espectáculos.
Tatiana dos Santos, Micaela Correia, Edivaldo Campos e Agostinho Bernardo (Luanda), Adriana de Carvalho e Pedro Kambinda (Benguela), Inácio Cacaca e Edmilson Machado (Lubango) interpretam canções de artistas nacionais e estrangeiros.
Os temas que os finalistas vão cantar são os mesmos com os quais se apresentaram nas eliminatórias realizadas naquelas superfícies comerciais localizadas na Urbanização Nova Vida, no Kilamba, no Lubango e em Benguela.
As músicas interpretadas pelos finalistas são: “Umbi Umbu” (canção popular), “Deixa Estar”, de Yola Araújo, “Vai-te Embora”, de Nsoki, “Cantei”, de Konde, “Eu e tu”, de Edizila, “Eu te amava mais”, de Anselmo Ralph, “Dias da semana”, de Yola Semedo, e “No One”, da norte-americana Alicia Keys.
Os finalistas são acompanhados por uma banda com artistas nacionais, depois de terem frequentado um período de aulas de canto com o professor de música Osman e o produtor musical Detergente (DT).
Os cantores são avaliados por um júri constituído por este produtor musical, Karina Barbosa e Dji Tafinha, onde os critérios são a postura em palco, a interacção com o público, a qualidade vocal e a capacidade de incluir a sua própria identidade no tema.

Concorrência renhida


O vencedor do concurso Xyami Superstars tem como prémio a possibilidade de gravar um disco com cinco temas originais e ser agenciado durante um ano pela produtora STEP Music. A final é animada por Dji Tafinha, Bruna Tatiana, Eva Rap Diva e Titica. />Detergente prognostica uma concorrência renhida, por considerar que os oito finalistas estão ao mesmo nível e com capacidade de impressionar o jurado pela positiva.
Apesar de desconhecidos, jovens e sem experiência, disse o produtor, os concorrentes estão preparados para encarar o desafio e “dão a sensação de estar prontos para encarar o mercado e se transformarem em estrelas”.
Karina Barbosa considera que o projecto vai realizar o sonho dos candidatos por permitir que eles sejam vistos pelos apreciadores de música. “Todos os finalistas já são vencedores, por isso que vença o melhor.”
A porta-voz do concurso disse que o projecto pretende difundir a cultura angolana e é uma aposta no talento disperso em Angola. De acordo com Cláudia Silva, o Xyami Superstars é uma oportunidade para os que acreditam no potencial e no talento. “ O concurso existe pelos muitos talentos disperso no país e com pouca possibilidade de exibir o seu valor.”
O Xyami Superstars registou mais de duas mil candidaturas e inscrições nas inscrições e eliminatórias e passou por várias fases desde a apresentação em Maio.
A primeira fase, de inscrição, permitiu que a interessado enviar um vídeo de dois minutos, onde aparece a interpretar um tema à sua escolha, através do aplicativo whattsapp. A segunda etapa inscreveu a pré-selecção de dez candidatos pré-finalistas, que depois frequentaram uma formação e ensaios. A última fase da eliminatória é a de eleição de dois finalistas em cada eliminatória, sendo uma pelo público, através do Facebook, e outro pelo júri.
O concurso é um ambicioso projecto que pretende dar a oportunidade aos cantores com dom que pretendem apostar na carreira musical.

Tempo

Multimédia