"Conexão" junta criadores


25 de Dezembro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

As mais recentes criações de 15 artistas plásticos fazem parte da exposição colectiva de pintura e escultura que está patente até 22 de Janeiro, no espaço cultural Mangala Eventos, na Urbanização Nova Vida, em Luanda.

Um conjunto de 25 obras, sendo 22 de pintura e três de escultura, faz parte da mostra colectiva que reúne trabalhos de Kabudy Ely (um dos promotores da iniciativa), Benjamim Sabby, Clara Monteiro, Mawete, Mumpassi, Cristino Mangovo, Thó Simões, Ronne Djibe, Paulo Tchavonga, Pedro Tchivinda, Guizef, Adão Mussungo, Amândio Vemba e Mayembe.
De acordo com o artista Kabudy Ely, a mostra apresenta discursos e formas artísticas diversificadas, com realce para temáticas relativas à valorização cultural, dinâmica social e à reflexão sobre os fenómenos contemporâneos como a migração e transformações ecológicas.
“É com estas obras de discursos vários e estéticas diferentes que os artistas se uniram para apresentar o seu talento, num espaço novo de promoção cultural, no sentido de levar a arte ao encontro do cidadão”, indicou.
Em declarações na terça-feira à Angop, na cerimónia de inauguraçãio, o pintor Pedro Tchivinda, que tem uma das suas obras expostas na Mangala, considerou de extrema importância a abertura deste espaço porque é mais um incentivo à criação. “Nós criamos e precisamos de mais espaços para expor. Não há como não ficarmos satisfeitos com a oportunidade que temos de mostrar o nosso talento e contribuir para a cultura nacional”, asseverou.
A responsável da Mangala, Beatriz Cruz, esclareceu que a sua intenção é fazer com que os artistas e amantes das artes tenham um espaço relevante e incontornável para promoção da cultura angolana.
“Aqui na Mangala vai acontecer tudo o que tem a ver com a nossa cultura, com a promoção do turismo angolano. Há espaços para a arte nacional e internacional. Por isso, as parcerias são bem vindas”, sublinhou Beatriz Cruz. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 19h00, e sábados e feriados, das 12h00 às 18h00. Mangala é um espaço para promoção cultural, com cinco salas. A instituição cultural comporta espaços polivalentes, onde um conjunto diversificado de expressões artísticas e eventos são congregados, desde música, teatro, dança, artes plásticas, lançamentos de livros, declamação de poesia e dissertação de palestras.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA