Cultura

Conferência internacional sobre Bob Dylan

A obra literária do músico norte-americano Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016, vai ser debatida por músicos e investigadores em Maio, numa conferência internacional na Universidade Nova de Lisboa, disse o investigador Rogério Miguel Puga.

A conferência “I’m not there” decorre entre os dias 17 e 19 deste mês, com o objectivo de “discutir e celebrar o significado estético, histórico, político e cultural da obra musical, literária e visual” de Bob Dylan e o significado da atribuição do Nobel da Literatura em 2016.
Influências literárias, comunidades de fãs, activismo político, “transmedia” e questões do género são alguns dos assuntos a abordar na conferência. Vão estar presentes vários estudiosos portugueses e estrangeiros, nomeadamente Craig Savage, da Universidade de Bristol, Stephen Wilson, que ensina a obra de Bob Dylan há cerca de 20 anos na Universidade de Coimbra, e Telmo Rodrigues, o único investigador doutorado sobre o autor norte-americano.
Está prevista ainda a exibição do filme “I’m not there” (2007), de Todd Haynes, e dois concertos: Um com canções de José Mário Branco, interpretadas por alunos do Departamento de Ciências Musicais, e outro com canções de Dylan pela banda rock londrina Arable Desert.
A conferência termina com um debate que conta com a participação de José Mário Branco, Alice Vieira, João de Menezes-Ferreira, Pedro Mexia, Samuel Úria e Isabel Oliveira Martins.
 A conferência é organizada pelo Centro de Estudos Ingleses e Anglo-Portugueses e pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, ambos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Tempo

Multimédia