Contos de tradição oral são exibidos nos palcos

Manuel Albano |
9 de Setembro, 2016

Fotografia: DR

A importância de explorar-se mais o mosaico cultural angolano no teatro deve continuar a ser incentivada pelos grupos, por forma a deixar um legado importante às novas gerações, disse, ontem, em Luanda, o encenador do Etu Lene.

Em declarações ao Jornal de Angola, Beto Cassua disse que a primeira temporada do projecto cultural “Kusanguluka” (animação) tem como objectivo promover peças de teatro que incentivem a criação artística dos grupos, por intermédio da realização de espectáculos semanais, cujo enfoque esteja assente essencialmente na defesa e na divulgação da cultura nacional.
Todos os sábados deste mês, às 19h00, explicou, o grupo Etu Lene exibea peça “O feiticeiro e o inteligente”, no auditório da escola Nini-ya-Lukeny (ex-Jota), no distrito urbano do Rangel, para saudar o dia do Herói Nacional, a assinalar-se no dia 17.
A peça é montada num cenário de maneira a transportar os espectadores a um passeio às terras de Pungo Andongo, em Malanje. Os hábitos e costumes daquela pequena vila são explorados durante a encenação, disse o encenador Beto Cassua.
A peça “O feiticeiro e o inteligente”, explica, foi fundamentada numa realidade amorosa, onde estão postas à prova a inteligência de um jovem e a astúcia de um ancião. O jovem diz que já tem o peixe pedido por Kamba Mbije, mas que não podia ser entregue nem de dia nem de noite.
As assimetrias entre a tradição e o moderno tornam o espectáculo um cenário “perfeito” que nos transporta ao contexto cultural angolano, em particular, e africano, em geral.
No espectáculo, o grupo de teatro demonstra as diferenças ideológicas, através da história do feiticeiro Kamba Mbije que tem uma única filha que, à noite, usa como mulher.  Kamba Mbije impedia a filha de ter um relacionamento amoroso e, para impedir que o jovem que a pedira em casamento se encontrasse com ela, exigia que o mesmo trouxesse um peixe que não fosse nem de água doce, nem de água salgada.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA