Coreógrafa recebe Leão de Ouro


2 de Abril, 2015

Fotografia: Reuters

A coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker vai receber um Leão de Ouro de Carreira na Dança na próxima Bienal de Veneza.

O prémio vai ser entregue a 27 de Junho, antes da apresentação do espectáculo “Fase, four movements”, a sua primeira coreografia (1982), com música de Steve Reich e interpretação da própria Keersmaeker.
Este prémio de carreira na dança foi já atribuído a nomes como Merce Cunningham (1995), Pina Baush (2007), William Forsythe (2010), Sylgie Guillem (2012) e Steve Paxton (2014).
Considerada uma das coreógrafas europeias mais importantes, a partir da década de 1980, com a sua companhia, Rosas, a Bienal de Veneza elogia-lhe o “gesto poético”. A Bienal vai também atribuir um outro Leão de Ouro de Carreira na área da música ao compositor Georges Aperghis. No teatro, o Leão vai ser para o encenador suíço Christoph Marthlaer.
Anne Teresa de Keersmaeker, a coreógrafa que Beyoncé plagiou num dos seus últimos videoclipes, apresentou a sua primeira criação aos 20 anos, depois de ter estudado na Mudra, a escola do coreógrafo Maurice Béjart, em Bruxelas, e de ter passado uma temporada na Tisch School, em Nova Iorque.
O sucesso da peça “Fase, four movements” permitiu-lhe criar a sua própria companhia, Rosas, em 1983. A peça seguinte, “Rosas danst Rosas”, colocou imediatamente a pequena companhia no centro da criação contemporânea. Esta é a sua coreografia mais conhecida e aquela que resume bem a estética de Anne Teresa, minimalista e repetitiva mas muito emocional. “Acima de tudo, no seu trabalho, a forma gera um significado”, escreveu Anna Kisselgoff, crítica do “The New York Times”. É por isso que, mais do que minimalista, o seu trabalho é muitas vezes definido como expressionista.
 Ao longo dos anos 80, o grupo apresentou-se preferencialmente no Kaaitheater de Bruxelas, até que em 1992 foi convidada a ser a companhia residente do teatro de ópera de Bruxelas, La Monnaie. Keersmaeker aceitou o desafio.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA