''Cores e Formas'' vistas na Cidadela

Mário Cohen |
20 de Abril, 2016

Fotografia: Jaimagens

A exposição “Cores e Formas de Angola” do artista plástico Adão Mussungo é inaugurada amanhã, pelas 18h00, na Galeria dos Desportos, situada no complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, e fica patente até 12 de Maio, numa iniciativa do Instituto Angolano da Juventude.

A exposição, que vai estar aberta ao público de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 16h00, junta um conjunto de 25 obras de pintura e uma instalação, produzidas com as técnicas, acrílico sobre tela, veludo sobre tela e óleo sobre tela.
“Cores de Formas de Angola” é segundo o pintor Adão Mussungo um contributo através da arte para o resgata dos valores morais e cívicos que nos últimos tempos a juventude está a perder, fruto da globalização.
 Nas lides das artes plásticas, o pintor tem vindo a ganhar o seu espaço e por várias vezes foi convidado a ser curador em diversas exposições, com destaque para a primeira edição do projecto Arte na Escola, sob o tema “Criar com os Olhos Secos Realizados” e  “Jindungo no Olho do Outro”, de Mpambukidi Lufini, ambas realizadas no Memorial António Agostinho Neto.
O artista foi um dos responsáveis pela pintura do mural na Avenida 21 de Janeiro, no Rocha Pinto, e foi o curador angolano na Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Maputo, Moçambique, em Julho de 2015, e na mostra de Jovens Criadores da CPLP, em Luanda na Galeria dos Desportos, no mesmo ano. Mussungo já participou em várias exposições colectivas em Angola, Itália, Portugal e África do Sul. Tem obras em diversas colecções de instituições estatais e privadas, com  realce para a pintura mural “Havemos de Voltar”, no viaduto do Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda.
Em 2006 vence o primeiro prémio da carreira “Luanda Minha Cidade”, promovida pela galeria de arte CELAMAR, na categoria de desenho. Em 2009, voltou a repetir a proeza, ao ser o grande vencedor do concurso de pintura “Mirella Antonglio”, realizado pela embaixada de Itália em Angola.
Adão Mussungo nasceu em Luanda a 3 de Maio de 1981. Desde muito cedo foi influenciado pelo pai, um apaixonado pelas artes plásticas. Em 2004, com objectivo de dar continuidade a sua formação académica ingressa no Instituto Nacional de Formação Artística, especializando-se em pintura.
Adão Mussungo é o coordenador da Brigada de Jovens Artistas Plásticos (BJAP).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA