Cultura

Craques dos arqui-rivais em revistas de caricatura

Manuel Albano

“O Campeão dos Campeões” e “O Bi-campeão” são os títulos das duas revistas da autoria do cartoonista Nelson Paím a serem apresentadas hoje, amanhã e domingo, a partir das 8 horas, no Catetão e no Rio Seco, em Luanda, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafo.

Futebolistas inspiram colectânea do cartoonista Nelson Paím
Fotografia: Edições Novembro |

A revista “O Campeão dos Campeões” apresenta de for-ma caricaturada os 23 futebolistas séniores do Petro Atlético de Luanda, que conquistaram a Taça de Angola na época passada, ao vencer o seu 11º troféu, tendo derrotado na final, por 2-1, o rival 1º de Agosto, no Estádio 11 de Novembro, na capital do país.
O cartoonista Nelson Paím explicou ontem ao Jornal de Angola que a revista retrata de maneira satirizada os jogadores dos “tricolores”, em 32 páginas, com destaque para as figuras do capitão Job e do avançado brasileiro Tiago Azulão, que têm sido o “cartão postal” do clube.
O objectivo, afirmou o cartoonista, é promover a caricatura no marketing desportivo nacional e as suas principais figuras no mundo do desporto nacional, em particular no futebol. Quem tiver acesso à revista, adiantou, vai poder aumentar os conhecimentos sobre as “estrelas” do Petro Atlético de Luanda.
Já a revista intitulada “O Bi- Campeão” retrata de forma caricaturada os principais protagonistas do futebol sénior masculino do 1º de Agosto, Clube Central das Forças Armadas Angolanas (FAA).
O autor, que nos três dias vai estar no Catetão no período da manhã e à tarde no Rio Seco, ressaltou que pretendeu “brincar” com as figuras dos jogadores do 1º de Agosto, que revalidaram no ano passado o título de campeão nacional, ao vencer o ASA na penúltima jornada, por 1-0.
Os “militares” conquistaram assim o seu 11º Girabola, graças a um golo de Gogoró, aos 43 minutos, permitindo ao clube celebrar o troféu na 29ª jornada. “A ideia é, através da caricatura, informar e registar os grandes feitos, não apenas registados por esses dois emblemas do desporto nacional, mas de todos os outros que venham a ter registo notável ao longo da temporada desportiva nacional nas mais variadas modalidades”, explicou. Nelson Paím é cartoonista desde 2009, tendo feito a sua formação no Estúdio de Publicidade do empresário Sérgio Guerra.

Tempo

Multimédia