Cultura

Cremilda Lima lança hoje “A magia do Natal”

A escritora Cremilda de Lima coloca à disposição dos leitores hoje, às 10h00, o livro “A magia de Natal”, com ilustrações de Zeka Cintra, cuja apresentação acontece no auditório Pepetela do Camões - Centro Cultural Português, na Baixa de Luanda.

Autora autografa em Luanda
Fotografia: DR

Edição da Acácias Editora, o livro relata a história da Avó Nzage, e a neta Julieta, que é zungueira e sai de casa de madrugada para vender, regressando a noite. Os filhos Ruka e Fefinha que esperam pelo regresso da mãe estão, cada vez mais, ansiosos. Num dos dias, Ruka brinca com comboio feito de latas de sardinha, debaixo do tambarineiro, Fefinha entretêm-se a cuidar da boneca feita de sapupo (espiga de milho va-zia), cascas e barbas de milho e missangas.
Era véspera de Natal. Julieta regressa à casa desolada por não ter vendido quase nada. A Avó Nzage reconfortou-a com palavras carinhosas: “Natal não é só feito de presentes, mas também de amor e união na família”.
De repente, Ruka e Fefinha viram o Pai Natal chegar e a distribuir presentes. Era tudo um sonho. Quando acordaram, ouviram o som de campainha. Eram vários jovens solidários que andavam a distribuir presentes de casa em casa. Ruka e Fefinha quando acordaram depararam com uma mesa cheia de iguarias, entre doce de ginguba e de coco, bolinhos de canela, quisângua, sumo de múcua e muitas coisas de Natal, feitas pela Avó Nzage.
À mesa, todos os membros da família cantaram, desfrutaram do banquete, brincaram, deixando-se envolver pela magia de Natal!
A autora Cremilda Lima é licenciada em Ciências da Educação, pela Escola Superior de Leiria. Professora do ensino primário, é membro da União dos Escritores Angolanos.
Possui uma vasta obra publicada, em que se destacam os títulos “A colher e o Génio do Canavial”, “A Kyanda e o Barquinho do Fuxi”,“O Maboque Mágico”, “O Imbondeiro que queria ser Árvore de Natal”, “Kabulo o Rei”, “O Aniversário do Vovô Imbo”, “O Balão Vermelho”, “Os Patinhos no Parque”, “O Medo Voou pela Janela” e “A Múcua que baloiçava ao Vento”.
Publicou também “O N’Guiko e as Mandiocas”, “O Sonho de um Reboteiro”, “Ulika e a Boneca”, “Os Esquilos Super Rápidos”, “Animais que Encantam”, “A Esfregona Dançarina”, “O Sabonete Teimoso” e “Os Kandengues Desfilam no Carnaval”. Galardoada, em 2018, com o Prémio Nacional Cultura e Artes, na modalidade de Literatura.

Tempo

Multimédia