Cultura

Criações angolanas em feira de arte na África do Sul

A galeria This Is Not a White Cube (TINAWC) vai representar em exclusivo os artistas  angolanos Cristiano Mangovo e Nelo Teixeira, bem como o camaronês Hako Hankson e o moçambicano Gonçalo Mabunda  na 7ª edição da Investec Cape Town Art Fair, na África do Sul.

Nelo Teixeira é um dos artistas representado pela galeria angolana
Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

É pelo segundo ano consecutivo que a galeria TINAWC foi seleccionada  para participar nesta feira de arte, que vai decorrer de 15 a 17 deste mês, no Centro de Convenções Internacional de Cape Town, África do Sul.  Na sua 7ª edição, a feira vai ter uma participação de mais de 90 galerias internacionais, com a curadoria mais um vez entregue ao curador sul africano Tumelo Mosaka.
“Contemplando a arte contemporânea de África e do Mundo” é o tema desta edição da feira de arte, na qual a TINAWC vai representar em exclusivo quatro artistas plásticos, sendo dois nacionais, um camaronês e um moçambicano. As obras desses artistas vão estar em exibição na secção principal da feira, cada um deles com obras criadas recentemente.
Na concepção de Cristiano Mangovo, a paisagem africana de hoje oferece novas formas de reflexão e de diálogo em todos os aspectos. Mudança, velocidade e surpresa são constantes. Energia, urgência e emoção são uma presença nutritiva e por isso fértil.
Cristiano Mangovo, através da sua criatividade, faz um exercício do equilíbrio de poder entre uma sociedade que está em constante mudança e o questionamento dessa mesma sociedade.
Já Nelo Teixeira está interessado na transformação de reinvenção de resíduos, detritos, “lixo” para dar-lhes uma nova utilidade através da descontextualização do objecto e no facto de poder restaurar um sentimento, uma ideia, construir uma história, chamar a atenção para uma situação.  Nelo Teixeira é um luandense que se fez artista dentro das oficinas da UNAP.

Tempo

Multimédia