Criadores nacionais formados em Lisboa

Mário Cohen |
4 de Agosto, 2016

Fotografia: Paulino Damião

A União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) seleccionou seis membros para beneficiarem de formação artística, ainda este ano, em Lisboa, capital de Portugal, anunciou ontem o seu secretário-geral, Tomás Ana “Etona”.

A formação nos vários domínios das artes plásticas, disse o escultor Etona, é uma aposta da instituição visando dotar os criadores nacionais, membros da instituição artística e da Brigada de Jovens Artistas Plásticos, de conhecimentos sólidos sobre pintura, escultura, tecelagem e outras modalidades.
Para a concretização da iniciativa, que tem o apoio da Fundação, deslocão-se nos próximos dias a Lisboa, dois membros da direcção da instituição com o objectivo de assinar o acordo com o Centro de Formação Artística de Arroios.
Etona disse que as inscrições dos candidatos para a selecção dos seis artistas que vão participar num de curta duração começam no final do mês, na sede da UNAP, em Luanda.
O artista plástico disse que a UNAP realizou sexta-feira, no Salão Internacional de Exposições, em Luanda, uma assembleia-geral ordinária na qual participaram dezenas de associados que fizeram a apreciação, discussão e aprovação do relatório de actividades e contas, bem como do parecer do conselho fiscal, relativo ao exercício de 2015. Durante o encontro, o presidente da mesa da assembleia-geral da UNAP Coutinho Nobre Miguel, disse que a instituição vai realizar este ano várias actividades, com o objectivo de divulgar e promover os trabalhos produzidos pelos seus membros.
Coutinho Nobre Miguel deu a conhecer que, no ano passado, a UNAP promoveu e participou  em várias actividades, quer no país quer no estrangeiro, com destaque para a Exposição Universal de Milão e na mostra internacional na Venezuela. O presidente do conselho fiscal da UNAP, José Maria Januário, reconheceu que as actividades realizadas pela comissão directiva, assim como as contas apresentadas no passado mês de Junho referente ao período de 2015, satisfazem os interesses dos seus associados.   O relatório demonstrou o esforço da direcção para alcançar os objectivos preconizados, apesar de a crise económica e financeira que afecta o país.
A UNAP foi criada a 8 de Outubro de 1977, por um conjunto de artistas plásticos e intelectuais, com destaque para Victor Teixeira “Viteix” e Henrique Abranches. Tem por finalidade a promoção e divulgação das artes plásticas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA