Criadores no Bié são pesquisados


15 de Julho, 2016

A Direcção Provincial da Cultura no Bié convidou, no Cuito, as associações culturais e outras personalidades da região a produzirem novas criações artísticas que possam interessar o júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2016.

De acordo com o comunicado do sector da Cultura no Bié, o prémio abrange obras de autores publicadas entre 12 de Novembro de 2015 a 15 de Setembro deste ano.
O Prémio Nacional de Cultura e Artes é atribuído anualmente às categorias de Literatura, Artes Plásticas, Dança, Música, Teatro, Cinema e Audiovisuais e Investigação em Ciências Humanas e Sociais, estando avaliado no valor de sete milhões de kwanzas para cada modalidade.
O mesmo visa incentivar a criatividade nos domínios literário, artístico e de investigação científica, no âmbito das ciências humanas e sociais; promover a qualidade da produção do cinema e audiovisuais das artes de espectáculo, nomeadamente a encenação de obras teatrais, dança, música; bem como a promoção dos bens culturais e de conhecimento, através da publicação, divulgação e valorização.
O prémio constitui uma homenagem e um incentivo ao génio criador dos angolanos, de modo a perpetuar no seio dos cidadãos ideias tendentes à compreensão das múltiplas formas de criação artística e de diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da nação.
Os membros do júri para o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2016, foram nomeados recentemente   pela ministra da Cultura.
Para a disciplina de Literatura, foram nomeados António Fonseca e Manuel Mwanza, enquanto para a de Artes Plásticas foram Álvaro Cardoso e Firmino Ribeiro. Clara Monteiro e Gaspar  Neto respondem pela Música, ao passo que Marcelina Ribeiro e António  de Oliveira  pelo  Teatro.
Para a Dança foram nomeados  Laritza Carlos e Manuel  Vieira Dias, para o Cinema e Audiovisual forma indicados Asdrúbal da Silva e Óscar Gil, enquanto João Lourenço e José Pedro respondem pela  Investigação em Ciências Humanas e Sociais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA