Cultura

Crianças do Cuito motivadas à leitura

A província do Bié, através da direcção da Cultura, promoveu uma Feira do Livro Infantil, no fim-de-semana, na cidade do Cuito, com objectivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura.

Centenas de crianças visitaram e tomaram contacto com obras literárias de autores nacionais
Fotografia: José Soares| Edições Novembro

Na ocasião, o director provincial da Cultura do Bié, Isaac dos Santos,  informou que estiveram expostos quatro mil e 583 livros, entre contos infantis, poesia, histórias em banda desenhada e manuais didácticos.
Além dessas obras, acrescentou que foram vendidas outras de autores estrangeiros, além de nacionais, incluindo livros técnicos. “A ideia foi fazer com que as crianças ganhem cada vez mais amor pela leitura, aperfeiçoem a interpretação e ganhem mais conhecimentos para serem adultos bem instruídos”, argumentou. Por sua vez, a vice-governadora para o sector Económico, Deolinda Gonçalves, afirmou que as autoridades locais continuarão a realizar acções similares na província, principalmente nas regiões do interior, para fortalecer o gosto pela leitura dos menores e contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos.
Apelou aos pais e outros encarregados de educação no sentido de incentivarem os filhos a lerem, para terem o hábito de leitura.
No ano passado, o governo realizou a feira em que participaram alunos de nove escolas, nomeadamente escola nº 314, 255, 256, 48, 30, 13,8, 7 e Manguxi, respectivamente.
Os alunos participaram em concursos de ortografia, desenho e leitura de contos, consideradas actividades de interação entre os petizes e  escritores, e receberam como prémio obras literárias.

Tempo

Multimédia