Cultura

Cultura promove debate sobre as artes

Pedro Bica | Caxito

Uma reflexão em torno do mundo das artes e da cultura em Angola é o foco do sétimo Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura, que é realizado hoje e amanhã, no Auditório General Foguetão, em Caxito, província do Bengo.

Fotografia: DR

Durante dois dias, os participantes ao Conselho Consultivo vão discutir, ainda, o plano de desenvolvimento nacional 2018/2022 para o sector da Cultura e a implementação, valorização e dinamização do património histórico-cultural e diplomacia cultural.
O fomento da arte e das indústrias culturais e criativas, programas culturais provinciais, municipais e locais e o estado actual dos Assuntos Religiosos são outros temas a serem debatidos.
Uma informação sobre os principais programas do sector, proposta de projecto de decreto presidencial que aprova o regime de atribuição de apoios financeiros às artes e o novo estatuto orgânico do Ministério da Cultura, além de novidades sobre os preparativos do Festival Internacional Festikongo, da Bienal de Luanda - Fórum Pan-africano para Cultura da Paz e a implementação do direito do autor vs arrecadação de receitas também estarão no centro dos debates.
O encontro, a ser presidido pela titular da pasta da Cultura, Carolina Cerqueira, vai contar com a participação de várias entidades, entre as quais a governadora da província do Bengo, Mara Quiosa.
Durante a estada em Caxito, a delegação do Ministério da Cultura vai visitar a Barragem das Mabubas, com uma capacidade instalada de 25 megawatts, a Turi-Agro e a zona turística do Açude, que há muito clama por reabilitação.

Tempo

Multimédia