Cultura aposta nas crianças


14 de Setembro, 2014

Fotografia: José Soares

A ministra da Cultura reafirmou ontem, em Luanda, o compromisso de trabalhar continuamente para colocar ao dispor das crianças conhecimentos e mais produtos culturais.

Rosa Cruz e Silva, que falava no encerramento da mostra de teatro para crianças, realizada durante cinco dias, em Luanda, no âmbito do FENACULT, considerou fundamental “começar a incutir nos mais novos o interesse pela preservação e divulgação da identidade angolana”.
A mostra, com a participação de grupos de Luanda, Malanje, Cuanza Norte e Sul, foi para a ministra “uma possibilidade de observar e desenvolver o talento das crianças” e de ensiná-las “a cultivar o gosto e interesse pela cultura angolana”.
Rosa Cruz e Silva salientou a importância de realizarem nos próximos anos iniciativas do género que ajudem as crianças a gostarem de teatro.  A ministra criticou a imitação “de hábitos de outros países, que em nada se assemelham” aos angolanos e referiu as vantagens de se promoverem iniciativas que levem as crianças a interessarem-se pela cultura nacional.

Música e Dança

A ministra, que assistiu ontem no Huambo, ao Festival Nacional de Música e Dança Tradicional, salientou também a importância de uma maior interacção e aproximação das novas gerações à cultura. Rosa Cruz e Silva disse acreditar que realizações como a da mostra de teatro para crianças ajudam a resgatar “a essência da cultura e da identidade nacional”.
O Festival Nacional de Música e Dança Tradicional tem a participação de artistas de praticamente todo o país, que ao longo de dois dias procuram mostrar “a força e a riqueza da cultura tradicional angolana”. O FENACULT, disse, serve como ponto de promoção da coesão, unidade e da diversidade cultural de Angola, bem como da preservação e divulgação da identidade nacional.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA