Cultura é analisada em Addis Abeba

Teresa Luís |
1 de Novembro, 2014

A contribuição de Angola para o desenvolvimento cultural de África, a internacionalização da cultura angolana e o diálogo que se pretende manter com os outros países são os temas a serem apresentados hoje, em Addis Abeba, pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

Rosa Cruz e Silva, que vai intervir na sessão plenária dos ministros da Cultura da União Africana, na sede desta instituição em Addis Abeba, considera importante o engajamento e interesse na aplicação das políticas que foram adoptadas, através de intercâmbio, cooperação e partilha de ideias e produtos culturais.
 “Amanhã (hoje), vamos mostrar o que se tem feito em Angola como contributo para o desenvolvimento da Cultura. Com debates construtivos vamos encontrar soluções que permitam a cada um dos países dar o seu subsídio, de modo que possamos sair um pouco deste marasmo que se assiste”, frisou.
A ministra da Cultura criticou a ausência dos representantes dos países membros nos certames internacionais organizados no próprio continente. “Há uma grande falha a nível  de presenças. Com esta iniciativa e a proposta da União Africana, todos os Estados Membros podem contribuir para o desenvolvimento do continente. A proposta a ser implementada vai efectivamente corresponder às expectativas de todos os Estados”, salientou.
A problemática do pagamento das quotas também afecta a materialização das políticas traçadas para o sector da Cultura. Segundo a governante, a mobilização para o pagamento das quotas depende dos titulares da pasta da Cultura no continente para que haja organização local e sejam honrados os compromissos, sobretudo no sentido de implementar as respectivas políticas.
“Cada país tem a sua estratégia. As orientações e decisões
tomadas pela União Africana têm depois o beneplácito dos Chefes de Estado. Por essa razão, não há como fugirmos à aplicação. Temos a convicção de que devemos contribuir para o desenvolvimento dos respectivos países”, concluiu.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA