Cultura e Educação com parceira eficaz


28 de Maio, 2015

Os participantes ao Encontro Nacional dos Museus de Angola defenderam terça-feira, em Luanda,  maior colaboração entre os sectores da Cultura e da Educação no sentido de contribuir no desenvolvimento sociocultural e económico do país.

O relatório final do encontro, apresentado pelo chefe de Departamento da Direcção Nacional dos Museus, Francisco Valmoura, apela para uma  parceria mais eficaz entre as duas instituições para servir de suporte de desenvolvimento do país, através da educação patrimonial como ferramenta da socialização do conhecimento.
Os delegados ressaltaram ainda para a necessidade de se formar e capacitar técnicos, profissionais dos museus e investigadores, em vários domínios da museologia, capazes de produzirem, reproduzirem e transmitirem conhecimentos.
Destacaram a necessidade de se consolidar a rede museológica, através da renovação dos museus e criação de novos estabelecimentos museológico como forma de materialização das práticas culturais do país.
Actualização da documentação e o inventário do acervo sob a guarda dos museus, consolidar a questão da construção de uma nação próspera baseada na identidade sociocultural do homem angolano a partir da riqueza do património cultural e nacional, são outras recomendações saída do encontro.
Os participantes advogaram também a necessidade de se continuar a salvaguarda e promover os valores da identidade cultural, através de programas educativos e de animação cultural desenvolvidos pelos museus, bem como criar condições institucionais e curriculares para a inserção de programas de formação.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA