Cursos de especialização para a gestão dos museus

Roque Silva |
27 de Maio, 2015

Fotografia: Domingos Cadência

A ministra da Cultura encorajou ontem, em Luanda, os técnicos dos Museus de Angola a apostarem em formações específicas para garantirem uma gestão eficaz.

Rosa Cruz e Silva disse, no encerramento do Encontro Nacional dos Directores dos Museus, realizado sob o lema “Museus de Angola: Requalificação, Renovação das Exposições-Novas Tendências para a Modernidade”, que a preservação do acervo museológico depende da capacidade técnica e criativa dos seus quadros.
“A formação e capacitação dos técnicos, profissionais dos museus e investigadores  permite produzir, reproduzir e transmitir conhecimentos e criar uma plataforma de divulgação do património cultural e natural do país”, disse a ministra, que considerou a competência específica dos quadros essencial para recuperar e atrair um maior número de visitantes e contribuir para o fomento do turismo tendo em conta a sua criatividade nas exposições.
O Ministério do Ensino Superior aguarda, até Agosto, propostas dos museus com indicação dos profissionais com perfil para frequentarem cursos de doutoramento, mestrado e licenciatura no exterior, nas especialidades do ramo museológico, como o restauro e conservação. A parceria entre os sectores da Cultura e do Ensino Superior, frisou a ministra da Cultura, é um suporte essencial para o  desenvolvimento sociocultural e económico de Angola, através da educação patrimonial como ferramenta na socialização do conhecimento.
“Os técnicos devem estar preparados para o futuro e isso passa pela formação académica, por isso os Museus de Angola e os seus profissionais devem aderir à Associação do Património da SADC (SADCHA) e ao Conselho Internacional dos Museus (ICOM)”, disse a ministra da Cultura.
O reforço dos mecanismos de luta contra o tráfico de bens culturais, a actualização da documentação e o inventário do acervo sob a guarda dos museus, a organização de encontros sobre os museus entre os países da CPLP e um congresso da SADC sobre o estado actual da pré-história e o turismo na região da SADC são recomendações saídas do Encontro Nacional dos Directores dos Museus.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA