Beiral estabelece parceria com o grupo Kipapumunu


2 de Setembro, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

O Lar de Terceira Idade Beiral, no Distrito Urbano do Rangel, firmou uma parceira com o grupo de teatro Kipapumunu para que a associação realize uma vez por mês uma sessão cultural no local.

A directora do Beiral, Guiomar Damião, disse à Angop estar satisfeita com a parceria, que vai ajudar a entreter os idosos, e elogiou o conteúdo da peça que retrata o período da colonização, em que participaram muitos idosos, exibida no âmbito das festividades do 73º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assinalado a 28 de Agosto.
Referiu que a intenção é chamar a atenção dos jovens que abandonam os seus familiares para que tenham uma mudança de comportamento e demonstrar que o facto de os idosos estarem num lar de acolhimento não os impede de realizar actividades de recreação.
Actualmente o lar alberga 105 idosos, incluindo pessoas de outras nacionalidades como portugueses, cabo-verdianos e santomenses.
O director artístico do grupo Kipapumunu, Luís Vicente Zage, afirmou que a iniciativa tem como objectivo tornar alegre a vida dos idosos, levando uma vez por mês momentos culturais para estas pessoas que formaram uma nova família naquele  recinto, já que foram rejeitados pelos parentes biológicos.
Luís Zage disse  que a parceria vai ser importante, porque através do teatro vão ser abordados  temas que marcaram a vida de muitos idosos, levando-os a buscar lembranças da sua juventude.
O grupo de teatro Kipapumunu “Grutek”, fundado a 13 de Março de 1995 na província de Luanda, já participou em vários festivais de arte, com destaque para o Prémio Cidade de Luanda, em 2002.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA