Cultura angolana exibida no Brasil


7 de Abril, 2016

A Companhia de Dança Contemporânea de Angola  apresenta, no Teatro Municipal de Niterói, Brasil, hoje e amanhã, a peça “Mpemba Nyi Mukundu”, a convite da direcção da iniciativa “Encontros com África”.


De acordo com a sinopse a peça “Mpemba Nyi Mukundu”, é um conto cultural do nordeste angolano onde as máscaras, os sona (desenhos na areia), as pinturas nas paredes, a música e as danças se actualizam pelo recurso a discursos corporais ou se prolongam através das linguagens do graffiti e do vídeo.
O espectáculo resgata, da tradição, a actualidade de uma mensagem intemporal, a partir de dois contrários nas culturas bantu: o branco (mpemba) e o vermelho (mukundu), duas argilas com aplicações e significados rituais e mágicos muito específicos.
O Gabinete de Divulgação e Imagem da Companhia agradece aos patrocinadores, cuja sensibilidade e respeito pelo “nosso trabalho são demonstrados pelo apoio continuado que tem ajudado a manter o funcionamento deste colectivo”.
A Companhia de Dança Contemporânea de Angola,  à qual se deve a grande transformação do panorama da dança em Angola, foi fundada em 1991, é membro do Conselho Internacional da Dança da UNESCO. Tem um historial de centenas de espectáculos apresentados em Angola e no exterior, com cerca de 25 obras originais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA