Festival de dança no Huambo


18 de Setembro, 2014

Fotografia: Jaimagens

A primeira edição do palco de dança e música tradicional, enquadrado no Festival Nacional de Cultura, encerrou, na cidade do Huambo, depois de três dias, marcados pela exibição de diversos grupos, em representação das 18 províncias.

A iniciativa, da responsabilidade do Ministério da Cultura, teve por objectivo promover a unidade na diversidade da cultura angolana, com o objectivo de recuperar os valores e tradições herdadas dos ancestrais.
O último dia do palco foi marcado pelas exibições dos grupos Cinta Mbunge, do Cuando Cubango, Akixi Cianda,  da Lunda Norte, Tchaco-Chalunda, da Lunda Sul, Njinga Mbande, de Luanda, Mitinguy, do Moxico, Ineya kutala, do Namibe, Zombo Diakonda Esperança do Bwengas, do Uíge, e o Bailado, da província do Zaire.
Aos sons do batuque e da marimba, os grupos protagonizaram um espectáculo de acordo com a diversidade cultural, típica das suas regiões de origem.
O Ballet Nacional e o agrupamento Bismas das Acácias, da província de Benguela, animaram a sessão de encerramento, com as suas coreografias nos padrões das danças folclóricas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA