Grupo protesta no Carnaval


4 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

Um protesto sobre os barcos de grande porte que invadem a zona de pesca artesanal, na costa angolana, é a mensagem que o União Mundo da Ilha vai levar no próximo dia 17 à Marginal da Praia do Bispo, no desfile central do Carnaval de Luanda.

Manuel António, secretário-geral do grupo, revelou à Angop que a mensagem é passada na canção em kimbundu e no carro alegórico. “Estamos a criar as condições necessárias para uma participação condigna, cujo objectivo é a conquista do primeiro lugar”, disse.
O União Mundo da Ilha vai apresentar o tradicional estilo de dança semba, com vestes de varina e vai ter como rei Mário Fernandes e rainha Beatriz António. “Estamos a preparar algumas coisas novas, mas não vamos anunciar de momento, vai ser uma surpresa”, sublinhou Manuel António.
Fundado a 12 de Dezembro de 1968, o grupo é a fusão de outros dois existentes na época, Evita da Ilha e os Invejosos. As suas vestes realçam o amarelo, vermelho e branco, lembrando os pescadores e as mamãs da Ilha.
O grupo é vencedor de 11 edições do Carnaval de Luanda. Venceu as edições de 1980, 1982, 1983, 1984, 1987, 1988, 1997, 2000, 2003, 2004  e 2007.

Grupos do Sambizanga


O distrito urbano do Sambizanga, em Luanda, apresenta seis grupos carnavalescos, dos quais um infantil, participam no Entrudo, nos dias 14, 15 e 17, na Marginal da Praia do Bispo, os grupos Kabocomeu, Kazucuta do Sambizanga, Kiela, Dimba dya Ngola, Etu Mudietu (na classe A) e o infantil Kazucuta.
Os grupos que já ensaiam há vários meses, estão nessa altura a limar as últimas arestas para a disputa no dia D, com o desejo único de superarem a anterior classificação. Os ensaios têm sido feitos no período compreendido entre as 18 e as 22 horas, de segunda a sábado, para a maioria das agremiações.
A inexistência de locais apropriados para o efeito tem obrigado a que alguns grupos se preparem na rua, dificultando a circulação das pessoas e perturbando os moradores. Apesar de já terem recebido o apoio do Ministério da Cultura e da Associação Provincial do Carnaval de Luanda, os grupos ainda clamam por apoios financeiros.
O desfile do Carnaval de Luanda tem início no dia 14 com a competição dos grupos infantis, no dia 15 os da classe B (adulto) e no dia 17 o desfile central da classe A (adulto).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA