Grupos de dança são registados


16 de Abril, 2016

A Direcção provincial do Uíge da Cultura está a envidar esforços para trabalhar no registo dos grupos de dança ainda no anonimato nas diversas localidades e comunidades da região, disse o chefe do departamento de artes e acção cultural do Uíge.

Augusto Soares Kitoco, que falava ontem na localidade de Ana Candande, num actividade no âmbito do programa alusivo ao 29 de Abril, Dia Mundial da Dança, anunciou que a direcção da Cultura controla actualmente um de 63 grupos de dança, dos quais 12 de bailado moderno.
O responsável encorajou os grupos a redobrar esforços na sensibilização de jovens para a massificação da arte junto da população, tendo acrescentado que várias actividades estão agendadas pela direcção da cultura para saudar a efeméride, destacando visitas em alguns lugares históricos, acções culturais e registo de novos grupos.
Ao intervir no acto, o soba grande do bairro Ana Candande, Ramiro Manuel, agradeceu a iniciativa da Direcção Provincial da Cultura no Uíge, tendo apelado igualmente aos jovens a continuarem a fomentar actividades culturais junto das comunidades para o bem-estar da sociedade.
O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de Abril. A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, em homenagem ao  dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA