Grupos de Luanda acertam coreografias

Nilza Massango |
29 de Janeiro, 2016

Fotografia: João Gomes

Os grupos carnavalescos vencedores da edição 2015 do Carnaval de Luanda, nas classes A e B (adulto) e C (infantil) desfilam amanhã,  às 16h00, na Marginal da Praia do Bispo, no ensaio geral e técnico, com vista a uma melhorar adaptação ao espaço que durante três dias vai ser o cenário da maior manifestação cultural do país.

A informação foi avançada ontem à imprensa no final de uma visita de trabalho ao local de equipas envolvidas na preparação do Carnaval, liderada pela vice governadora para área Social e Política de Luanda, Jovelina Imperial.
Durante a visita foi feita a avaliação do trabalho que está a ser feito na Marginal da Praia do Bispo,  desde a montagem das tribunas, arquibancadas e área de restauração.  O posicionamento dos agentes da Polícia Nacional e das equipas de emergências médicas e de limpeza, assim como a mobilidade das viaturas foram também questões acauteladas.
O ensaio geral e técnico, que vai  contar com a participação dos representantes de todos os grupos carnavalescos, é segundo Jovelina Imperial uma oportunidade para os responsáveis carnavalescos conhecerem o espaço e fazerem acertos e assegurar um bom desfile no dia do Carnaval. A vice governadora para área Social e Política da província de Luanda garantiu que até o dia 3 de Fevereiro a Marginal da Praia do Bispo tenha as condições criadas para a realização com êxito da presente edição do Carnaval de Luanda. “No dia 3 de Fevereiro está prevista mais uma jornada de campo para aprimorar o processo preparatório e ver com mais detalhes o que falta”, disse.

Canções


O director do gabinete para Acção Cultural do Governo de Luanda, Manuel Sebastião, adiantou que os grupos participantes na edição 2016 do Carnaval na capital do país já gravaram as suas canções, pelo que as mesmas vão ser  brevemente divulgadas nos órgãos de Comunicação Social para maior divulgação e conhecimento da população.
Este ano, em que a comissão preparatória do Carnaval de Luanda decidiu homenagear o União Kazucuta do Sambizanga, Manuel Sebastião anunciou a desistência dos grupos União Tonesa e Dimba Dya Ngola, mas não adiantou as razões da renúncia.
O cenário dos desfiles do Carnaval de Luanda conta com cinco tribunas, cujos ingressos de acesso começam a ser vendidos a partir de segunda-feira.
As inscrições para os feirantes terminam hoje e até ontem estavam inscritas 31 tendas, três caravanas e duas roulottes.

Serviços montados

Durante os três dias de desfile Carnaval de Luanda estão garantidas clínicas móveis, ambulâncias, postos e tendas para emergência e assistência médica.
A directora do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, Rosa Bessa, disse que vai haver ainda uma campanha de sensibilização das pessoas para as acções de prevenção da febre-amarela e distribuição de preservativos.
O representante do Instituto Nacional de Emergências Médicas, Ezequiel Custódio, garantiu o funcionamento no local nos dois primeiros dias de festa com seis médicos e 20 enfermeiros, números que vai ser reforçado no dia do desfile central do Carnaval, “por ser o dia mais animado”. 
A Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) prevê montar 200 latrinas e seis casas de banho vip, enquanto as operadoras de transportes públicos vão pôr a disposição mais de 80 autocarros para apoiar os grupos desde o ponto de concentração até ao local do desfile.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA