Muntwenu aposta na tradição

Manuel Albano|
18 de Novembro, 2014

Fotografia: Eduardo Pedro

O resgate dos estilos tradicionais e a sua divulgação a nível nacional e em especial entre os jovens são os objectivos do grupo de dança tradicional Muntwenu para os próximos anos, informou a porta-voz.

Helga João disse ontem ao Jornal de Angola que o grupo pretende promover e divulgar mais os ritmos tradicionais de raiz, a nível nacional, assim como assegurar a passagem de testemunho à próxima geração.
O aparecimento de mais grupos do género ajuda a tornar o mercado mais competitivo. “É preciso existir maior abertura, de forma que o público tenha mais opções de escolha. Desta forma os grupos existentes, de danças tradicionais ou não, vão precisar de empenhar-se mais”, disse.
A falta de escolas especializadas para dar formação aos bailarinos é outro aspecto que para a porta-voz tem condicionado a evolução dos artistas. “Muito do que se faz hoje no país, em termos de dança, deve-se a uma vontade muito grande da juventude angolana.”
O grupo, disse, tem tido inúmeras dificuldades, em especial financeiras, para a produção de um DVD, com imagens dos espectáculos feitos no país e no estrangeiro.
“Queremos deixar um testemunho às gerações vindouras do que temos feito para promover e preservar as danças tradicionais e os hábitos dos luandenses”, disse a responsável. Com a construção de infra-estruturas, como o Instituto Médio de Artes, adiantou, é possível pensar em melhorar. “É a oportunidade que a classe sempre esperou, porque vai permitir atingir outro nível de qualidade.”
O Instituto Médio de Artes está  no Camama II, em Luanda. O local tem salas de música e instrumentos, dança, um atelier multidisciplinar e vários estúdios de gravação e edição. Cada sala foi idealizada para receber 20 alunos.
O grupo de dança Muntwenu foi formado por ex-bailarinos do ballet tradicional Yaka. Criado a 20 de Março de 2009, o Muntwenu tinha apenas dez elementos. Hoje tem mais de 25 integrantes.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA