Pitabel estreia espectáculo

Manuel Albano|
12 de Abril, 2015

Fotografia: Paulino Damião

O colectivo de teatro Pitabel estreia no dia 18 às 20h00, na Liga Africana, a peça “A Fronteira do Asfalto” numa adaptação de um dos contos do livro “A Cidade e a Infância”, de Luandino Vieira.

A peça de teatro, que volta a ser apresentada no dia seguinte à mesma hora e local, é interpretada por oito actores, dois dos quais crianças.
A “Cidade e a Infância” é a história de um menino negro e de uma menina branca proibidos de se encontrar da família dela e pela “fronteira de asfalto” que divide a cidade. Os dois depois de adultos continuam impedidos pelas famílias de se encontrarem por preconceitos sociais e raciais.

Crianças felizes

O Pitabel e o Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Fomento Angola (BFA) estabeleceram um acordo destinado aos filhos dos trabalhadores da instituição bancária.
Numa primeira fase são ministrado aulas de encenação e dança e posteriormente de artes plásticas, literatura e canto.
A partir do mês de Maio, no âmbito das comemorações do 25 de Maio, Dia de África, o grupo de Teatro Pitabel passa à categoria de empresa cultural, com o nome de Companhia de Teatro Pitabel. O Núcleo de Artes Pitabel, fundado em 4 de Agosto de 2001, em Luanda, venceu vários prémios de teatro, entre os quais o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de teatro, em 2010.
Em 2006, venceu o Prémio de Teatro Cidade de Luanda e o prémio DSTV- BWE e em 2009 o prémio Nacional do Ensino Particular Identidade Cultural.
Internacionalmente, o grupo Pitabel e Enigma Teatro participaram, no ano passado, na sexta edição do Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa (FESTILIP), no Brasil.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA