Protecção da criança em espectáculo

Roque Silva |
5 de Junho, 2016

Fotografia: Santos Pedro

Um espectáculo sobre os 11 Compromissos com as crianças angolanas é apresentado, hoje, às 16h00, no Centro Cultural António Agostinho Neto, no Bairro Operário, Distrito Urbano do Sambizanga, em Luanda, pelo grupo Odeth Tavares.

A peça, que é exibida no início do projecto “Noite de Teatro Manguxi”, é uma comédia para crianças, na qual as personagens defendem que as instituições criem condições capazes de tornar aplicáveis os direitos das crianças.
A esperança de vida, a segurança alimentar nutricional, o registo de nascimento, a educação da primeira infância e primária são alguns dos Compromissos de protecção à criança que Governo assumiu em 2007, durante o III Fórum Nacional sobre a Criança, e são defendidos na peça de teatro.
As personagens da peça, crianças dos seis aos 12 anos e um adulto, clamam igualmente, ao longo do espectáculo, por uma maior protecção das pessoas inocentes e indefesas, assim como das vítimas de feitiçaria, violência doméstica e de abusos sexuais. 
As cenas do espectáculo, da autoria do encenador Francisco Júnior, decorrem no interior de um centro infantil e foram montadas pelo grupo de teatro Odeth Tavares para saudar as comemorações do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança.

"Manguxi"

Despertar o gosto pelo teatro e criar um ambiente artístico na comunidade é o objectivo do projecto “Manguxi”, que promove espectáculos de teatro aos domingos, no Centro Cultural António Agostinho Neto. O projecto  agendou, até ao mês de Julho, espectáculos do grupo Odeth Tavares, assim como a exibição, nos próximos meses, de filmes, espectáculos e aulas de dança folclórica.
A iniciativa tem ainda programado para Agosto espectáculos dos grupos Julu, Horizonte Njinga Mbande, Kulonga e Amor a Arte. Os espectáculos começam a ser apresentados a partir de Setembro.
O responsável do projecto de teatro disse ao Jornal de Angola que a ideia é voltar a realizar actividades culturais no Sambizanga. Francisco Júnior disse que a iniciativa serve também para aproveitar melhor o espaço do centro cultural.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA