Cultura

Dançarina Helena Mora no festival "RioH2K"

Helena Mora, bailarina do “Blue Dance Battle”, participa desde terça-feira no Rio H2K - Festival Internacional de Danças Urbanas, que decorre no Brasil, sendo um dos maiores eventos de dança a nível mundial.

Angolana actua em festival internacional
Fotografia: DR |

O festival, na a sua sétima edição, encerra hoje, na cidade do Rio de Janeiro, e regista pela primeira vez a participação de uma bailarina angolana.
Com 21 anos, Helena Mora é estudante de gestão financeira na Universidade Agostinho Neto, e disse que dançar” é o que mais gosta de fazer”. No ano passado, participou no “Blue Dance Battle”, como membro do grupo “New Dream Crew”, segundo classificado naquele que foi considerado o maior concurso de descoberta de talentos para a dança em Angola.
O  “Blue Dance Battle” envolveu mais de 100 grupos de dança durante três meses pelas escolas de Luanda, levou os melhores grupos à televisão, e culminou com uma final bastante concorrida por dançarinos talentosos, transmitida em directo no programa Tchilar do Canal 2 da Televisão Pública de Angola.
“A dupla angolana Dilo Paulo e Lenna Santos, fundadores do Projecto Intercâmbio de Dança Angola e Brasil, marcam igualmente presença no evento na qualidade de coreógrafos”, refere uma nota de imprensa da organização.
O Rio H2K promove as danças urbanas em múltiplas vertentes, de forma ampla e acessível a todos os públicos e idades. Espectáculos, seminários, competições, concursos de dança, fazem parte do repertório do evento.
 Este ano, o festival conta com as atracções inéditas de Lil Buck, jovem dançarino americano de “street dance”, e Cie Zahrbat, da companhia francesa de hip-hop e dança contemporânea.

SAPO Angola

Tempo

Multimédia