David Bowie lidera os tops


24 de Janeiro, 2016

Fotografia: Reuters

“Blackstar”, o último CD do músico David Bowie, que morreu o ano passado, está a liderar o top norte-americano da Billboard, pela primeira vez, informou, ontem, a agência AFP.

Esta, explica a Billboard, foi a primeira vez que David Bowie conseguiu atingir o topo da tabela, mesmo se há vinte anos tinha escolhido viver e trabalhar nos EUA. O álbum foi publicado a 8 de Janeiro, dia do seu 69º aniversário, e escassos dois dias antes da sua morte inesperada.
A morte do criador de “Let’s Dance”, de 1983, teve, naturalmente, uma quota parte de responsabilidade no sucesso mediático da sua última criação, cujo videoclipe da canção “Lazarus” é uma das principais atracções dos fãs do cantor.
O CD “Blackstar”, acrescenta a Billboard, permitiu a Bowie destronar Adele, que com o seu novo álbum, “25”, se manteve no top sete semanas seguidas. Simultaneamente, noticia a AFP, a reedição da colectânea “Best of Bowie”, de 2002, subiu à quarta posição do top, fazendo com que, também pela primeira vez, o músico britânico conseguisse duas posições no top 5 da Billboard.
Um terceiro disco histórico do músico e compositor entrou ainda na lista dos mais vendidos: o álbum conceptual “The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars”, de 1972, que agora chegou à 21º posição.
Nas últimas duas décadas que escolheu viver nos EUA, David Bowie acabou por confessar a importância que a música popular americana teve na sua carreira, mas revelou ter sido na Inglaterra, sua terra natal, onde foi bem sucedida, com dez dos seus álbuns, incluindo “Blackstar”, a atingir o primeiro lugar dos tops.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA