Descobertas novas pinturas numa tumba grega histórica


25 de Novembro, 2014

Uma equipa de arqueólogos descobriu pinturas da vida quotidiana nas colunas do maior túmulo antigo encontrado até hoje na Grécia, em Anfípolis, anunciou o ministro grego da Cultura, Kostas Tasulas.

“Durante a manutenção das colunas, foram descobertas representações de personagens, objectos e utensílios”, afirmou o ministro da Cultura, numa conferência de imprensa, no local das escavações.
Essas pinturas podem ajudar a descobrir a identidade do misterioso defunto enterrado nessa tumba. Os restos mortais foram encontrados no início deste mês.
Em relação à sua identidade, “as primeiras respostas são obtidas após o exame do esqueleto por um laboratório antropológico. No momento, sabemos a idade e sexo do defunto”, disse a secretária-geral do Ministério da Cultura, Lina Mendoni. Uma equipa da Universidade de Tessalónica vai utilizar técnicas de ressonância magnética para registar os arredores do sítio arqueológico e verificar se há outros túmulos.
O ministro comemorou o interesse crescente no tema e na região. “O número de visitantes do museu de Anfípolis aumentou consideravelmente. Nos finais de semana, mais de 1.500 pessoas vêm para este lugar”, afirmou.
Desde o mês de Agosto, quando os arqueólogos entraram no imenso túmulo, foram descobertas duas imponentes esfinges, cariátides de mais de dois metros de altura e um grande mosaico quase intacto. Segundo especialistas, trata-se de um monumento único na história da Antiguidade.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA