Desfile de milhões em todas as províncias

Arão Martins| Lubango João Constantino | Cuito Maiomona Artur| Caxito e João Salvo| Saurimo
17 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Arimateia Baptista| Lubango

Os grupos carnavalescos de todo o país mostram hoje o melhor que prepararam para a grande festa popular, que é dedicada ao resgate da cultura de cada região e à valorização e divulgação das danças tradicionais.

Na Huíla, a Comissão Provincial do Carnaval confirmou a participação, hoje, de 15 grupos, que desfilam na Praça João Paulo II. Marcelina Gomes, coordenadora provincial adjunta do Carnaval da Huíla, disse que o Lubango, com quatro grupos inscritos, lidera a lista de municípios mais representativos locais. Além desta localidade, o desfile de hoje conta com grupos de Caluquembe, Chibia, Cuvango, Quilengues, Cacula, Matala, Gambos, Jamba, Quipungo e Humpata.
Na classe infantil participam no desfile os grupos Bula Matadi, Lalula, Povo em Paz do Chioco, Águias do Calú, Piôs da Escola 193, Muílas da Escola 1º de Dezembro, Cassules da Mulembeira e Estrelinhas da Montanha do Cristo Rei. Além dos grupos carnavalescos, o desfile da Huíla inclui a exibição do Bloco das Mulheres e Bloco Vermelho, assim como o grupo de dança tradicional Vikendje e o grupo da Aliança Francesa.
Marcelina Gomes disse que as condições estão reunidas. A Comissão Nacional e o Governo Provincial ajudaram a criar as melhores condições. “A participação dos grupos de Caluquembe, Cacula e Jamba, são algumas das inovações”, disse a coordenadora, precisando que a organização disponibilizou autocarros para transportar os grupos dos municípios até ao local do desfile e o seu regresso.

Concorrentes no Bié

A Comissão Organizadora do Carnaval no Bié anunciou que participam no desfile de hoje, no Largo da Solidariedade, a partir das 9h00, 22 grupos, das classe de Adultos e Infantil. A maioria dos responsáveis dos grupos desfilam com o objectivo de conquistar o título deste ano.
O vencedor da edição passada, o grupo Vozes do Centro Geodésico de Camacupa, e os Unidos dos Cuito, vencedor do desfile municipal, são os mais fortes candidatos. Além destes, na classe de adultos concorrem os grupos “Soba Nguali”, do Chinguar, “IMA”, do Andulo, “Mulheres Emancipadas”, do Cuito, “Rei Ndumduma”, do Cuinga, “Juventude Unida”, do Cuemba, “Nha nya Ndolá”, do Chitembo, “Alfredo Kussumua”, do Cuito, “Deolinda Rodrigues”, de Catabola, e “Havemos de Voltar”,da Nharêa.
Na classe infantil disputam, também hoje, os grupos “Caminho da Paz”, de Catabola, “Pioneiro Ngangula”, do Cuemba, Caçulinhas”, da Nharêa, “Cassule do Simione Mucune”, “Crianças Unidas” e “Comandante Kussumua”, do Cuito, “22 deNovembro”, do Cunhinga, “Verdadeira Paz”, do Andulo, e “Andorinha da Paz”, do Chitembo. “Os grupos de outros municípios ficam alojados em algumas escolas do Cuito. A segurança também está garantida pelo Comando Municipal da Polícia local”, informou o director provincial da Cultura do Bié, Álvaro Alves.
Quanto ao valor dos prémios para os grupos e as distinções individuais, não foram revelados, porque podem sofrer alteração, como aconteceu o ano passado, em função da verba disponibilizada pelo Ministério da Cultura.
A Direcção Provincial da Cultura está a trabalhar afincadamente para um Carnaval condigno. Ao contrário das edições anteriores realizadas na Avenida Sagrada Esperança, este ano o desfile acontece no Largo da Solidariedade, no bairro Piloto.

Vencedor em Caxito

O “União Jovens Independentes do Kingungo” venceu domingo, em Caxito, o Carnaval Infantil, ao totalizar 127 pontos. O grupo, que conquistou ainda o prémio de melhor corte e comandante, superou o “Etu Tuiza”, segundo classificado, e os “Cassule da Rainha Njinga Mbandi”, terceiro. O “Etu Tuiza” conquistou ainda o prémio de melhor canção e alegoria. A melhor bandeira foi atribuída ao grupo “Rainha Njinga Mbandi”.
O director provincial da Cultura do Bengo, Moisés Kafala, elogiou os grupos participantes, por terem conseguido valorizar a identidade cultural da região, durante a sua apresentação. Danças típicas da região e temas em quimbundu estiveram em evidência e chamaram a atenção do público. O prémio dos vencedores ainda não foi revelados.

“Txaco Txa Lunda”


O grupo “Txaco Txa Lunda” venceu domingo, em Saurimo, o desfile da classe infantil do Carnaval, com 760 pontos, perante os outros 19 concorrentes dos quatro municípios da Lunda Sul. O primeiro classificado recebeu o prémio de 400 mil kwanzas.
O governador interino da Lunda-Sul, António Jorge Teixeira, destacou a importância deste Carnaval, focado no resgate e valorização da identidade e cultura de cada região e dedicado aos festejos dos 40 anos da Independência Nacional.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA