Cultura

Desfile provincial na Lunda-Sul junta 26 grupos carnavalescos

João Salvo | Saurimo

O desfile provincial do Carnaval 2019, na província da Lunda-Sul, acontece dia 5 de Março com a participação de 26 grupos, em ambas as classes (Adulto e Infantil), que representam os quatro municípios.

Fotografia: Jaimagens | Ediçõs Novembro

Segundo a directora em exercício do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos (CTJD), Maria Mabaia, as inscrições decorrem até ao dia 20. Em declarações ao Jornal de Angola, informou que actualmente os grupos fazem acertos com a Comissão Preparatória para definir o local do desfile, estando em vista o Estádio Municipal das Mangueiras.
Sobre as inovações, destacou a diversificação de canções e danças, para que não estejam limitadas à dança tradicional da região, denominada “tchianda”.
Os vencedores da edição passada, nos municípios, constam dos seleccionados para a competição. Em relação aos apoios, Maria Mabaia disse ter recebido garantias de 2.000.500. kwanzas, pelo  Ministério da Cultura, para apoiar os grupos, além de outra quantia a ser disponibilizada pelo governo provincial.
Os grupos carnavalescos “Utxokwe mu Txota” e “Quenda”, ambos do bairro Candembe, sagraram-se vencedores da edição passada nas classes de Adulto e Infantil. Os seus representantes desejam revalidar os títulos nesta edição.

Tempo

Multimédia