Cultura

Desinclinados exibem peça de teatro na Liga

Manuel Albano

“Menos Limpeza mais Doenças” é o título do segundo capítulo do projecto de encenação denominado “Os Desinclinados”, no estilo comédia, que é exibido, sábado, às 20h00, na Liga Africana, em Luanda.

“Avô Ngola” é o convidado especial do segundo episódio
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

Depois da estreia do projecto no dia 5 de Outubro, com a peça “Água é Vida”, agora a iniciativa leva à cena  uma história voltada à higiene pessoal e colectiva, num episódio escrito pelo encenador António Longuenda.
Como convidado especial desta edição, o projecto conta com a participação do actor do grupo Julu Manuel Teixeira, mais conhecido nas lides artísticas por  “Avô Ngola”. Neste episódio, “Os Desinclinados” confiam a limpeza da casa na empregada Shakira, jovem requintada e preconceituosa que leva uma eternidade para terminar os seus afazeres domésticos.
Na ocasião, o patrão Santinho simula estar doente para pressionar a empregada a limpar a casa com maior dinamismo. Uma peça que procura mostrar os preconceitos existentes em torno das empregadas domésticas, de acordo com o mentor  e director-geral do projecto, Fernando Quissola.
Com a duração de 40 mi-nutos, a peça é uma encenação do director artístico do grupo Amazonas Teatro, Chance Elchadai. Fazem parte da peça os actores Sizainga Raul “Ti Paixão”, Mariana António “Mana Bela”, Teresa João “Shakira”,  Inácio Botelho “Santinho” e o convidado especial Manuel Teixeira “Avô Ngola”, que vai interpretar a personagem “Mingilay”.
Manuel Alves Teixeira nasceu em 2 de Novembro de 1965, no bairro Marçal, Distrito Urbano do Rangel, província de Luanda. Já participou em várias formações de teatro durante a carreira nomeadamente a de teatro comunitário para o desenvolvimento, patrocinado pelo UNICEF, cursos de interpretação  e de teatro comunitário e marionetes.

Tempo

Multimédia