Dezenas de grupos inscritos


14 de Janeiro, 2016

Fotografia: António Soares | Cabinda

Na província do Huambo estavam inscritos até terça-feira 63 grupos para os desfiles de Carnaval,  35 dos quais infantis, disse ontem à agência Angop a chefe do departamento de Cultura.

Victorina Navimbi sublinhou  que os desfiles municipais se realizam nos próximos dias 22 e 23 e o provincial em 7 e 9  de Fevereiro.
O grupo das Artes venceu no ano passado o desfile provincial de adultos. Em infantis ganhou o grupo Okutiuca. O prémio de dança tradicional foi atribuído ao grupo Katiavala.

Enxame de Abelha


O Enxame de Abelha continua a tentar melhorar a dança Tchianda, típica da região, e o conteúdo das canções com o objectivo de vencer o concurso carnavalesco, disse na terça-feira à Angop o seu secretário.
Salvador Cacoma afirmou que o grupo, fundado em 1986, não conseguiu cativar os júris em edições anteriores por deficiências a nível de interpretação e coreografias.
O secretário do Enxame de Abelha,  o grupo com mais prémios provinciais conquistados, nove em 24 participações, disse que a ideia é apresentar “canções com mensagens pedagógicas” sobre a importância da prevenção rodoviária e da violência contra menores.
O grupo de adultos desfila com 80 filões e o de crianças, com 60. As cores predominantes dos trajes  são a azul e a branca.  O secretário do Enxame de Abelha disse que o nome do grupo foi escolhido  a pensar na união dos insectos que trabalham em conjunto para um único objectivo, o que devia ser imitado pelas pessoas.

 Huíla sem desfile provincial

 A Comissão Preparatória do Carnaval na província da Huíla disse ontem à Angop que este ano apenas há  desfiles municipais.
 Marcelina Gomes declarou que a supressão  do desfile provincial se deve à conjuntura financeira do país, mas que a atribuição de indumentárias para os cortejos municipais está garantida. O Entrudo deste ano subordina-se ao tema “Com Tradição, Alegria, Paz, Democracia e Unidade Nacional, Festejemos o Nosso Carnaval”. O grupo Ouro Negro, da Tundavala, ganhou a edição do ano passado na categoria de adultos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA