Dezenas de grupos nacionais na festa do teatro em Cacuaco


7 de Janeiro, 2016

Fotografia: Arquido do Grupo de Teatro Roseira

A segunda edição do Festival de Teatro de Cacuaco começa amanhã no Centro Recreativo e Cultural Roseira, naquele município da província de Luanda.

O festival, uma iniciativa do v (GTR) alusiva ao Dia da Cultura Nacional, decorre até 24 do corrente sob o lema “A cultura fortalece a Nação: Mais cultura mais Angola”.
Em comunicado, o Grupo de Teatro Roseira informou que esta edição do festival conta com a participação de 37 grupos de nove províncias do país.
Os grupos de Luanda, Uíge, Huíla, Cuanza Norte, Bengo, Benguela, Cuando Cubango, Malanje e Namibe levam ao palco peças que versam sobre os 40 anos de independência do país e evocam o Dia da Cultura Nacional. A realização do festival visa promover o intercâmbio entre os diversos grupos teatrais, propor em conjunto formas e metodologias para o desenvolvimento do teatro e permitir o maior desenvolvimento artístico dos grupos do município de Cacuaco.
Fundado em Fevereiro de 2011, o Roseira Teatro apresenta-se como um grupo de planificação das acções culturais livre, independente e de natureza filantrópica. O grupo tem sede no município de Cacuaco, com atelier anexo no Centro Recreativo e Cultual Roseira.
Josef Pensa, director artístico do grupo, disse ao JA que os grupos Ombembwa, da província da Huíla, e Luz do Mundo, do Uíge, chegam hoje a Luanda.
O festival de Teatro de Cacuaco tem o patrocínio do Centro Recreativo e Cultural Roseira e apoio da Administração do Cacuaco, direcção municipal da Cultura, Rádio Cacuaco e do Projecto Vela Angola.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA