Cultura

Dificuldades financeiras criam alteração no desfile

O desfile da fase municipal do Carnaval na Caála, previsto para amanhã, em todas as municipalidades da província do Huambo, foi adiado para Fevereiro, por dificuldades financeiras, confirmou, ontem, à Angop, a administradora local em exercício, Umbelina Maria.

Grupos carnavalescos do Huambo desfilam nos municípios
Fotografia: Edições Novembro

Perante a situação, se-gundo a responsável, as autoridades do município da Caála remeteram um documento ao Gabinete Provincial da Cultura, Tu-rismo, Juventude e Desportos a informar as razões do adiamento da fase municipal e, ao mesmo tempo, do cancelamento do desfile, a nível das comunas.
Umbelina Maria referiu que o Gabinete da Cultura remarcou o desfile do Carnaval, apenas no município da Caála, para o dia 9 de Fevereiro, no qual devem participar 11 grupos, seis da classe infantil e cinco de adultos.
A responsável disse que, apesar desta situação, tudo está a ser feito para que o desfile aconteça sem sobressaltos, com a devida premiação aos grupos vendedores, além da garantia de apoio na participação à fase provincial, prevista para 23 e 25 de Fevereiro, respectivamente, para infantis e adultos.
Na edição 2019, sagraram-se vencedores na fase municipal os grupos Rainha do Milho, em infantis, e Tuyula, adultos, que representaram a municipalidade no desfile provincial do Huambo.
Localizado a 23 quilómetros da cidade do Huambo, o município da Caála, com 3.680 metros quadros de extensão, possui 331.224 habitantes, distribuídos em quatro comunas.

Tempo

Multimédia