Cultura

Director pede colaboração dos pais nas acções de leitura

O director provincial da Cultura, em Malanje, Mito Gaspar, pediu aos pais e professores, para conjugarem esforços no sentido de estimularem as crianças ao acto de leitura, para que seja erguida uma sociedade sã, equilibrada e desenvolvida.

Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Em declarações à imprensa, à margem do Jardim Infantil do Livro, Mito Gaspar afirmou que o crescimento económico, cultural e social de qualquer país está intrinsecamente ligado à formação das pessoas, “o que implica a promoção da leitura desde muito cedo, para que as pessoas sejam moldadas e capacitadas para dar resposta aos desafios que se lhes colocam.”
Disse que o Governo de Malanje apelou a todas as crianças para manterem contacto com os livros e a criarem o gosto pela leitura.
O Jardim do Livro Infantil tem decorrido em todas as províncias.
A XI edição do Jardim do Livro Infantil, que decorreu durante quatro dias, em Malanje sob o lema “A educação da cultura da paz”  teve a parceria dos ministérios da Assistência e Reinserção Social (Minars) e da Família e Promoção da Mulher (Minfamu), para além do Instituto Nacional da Criança (Inac).
O evento contempla edição e lançamento de livros,  narração de contos tradicionais, iniciação as artes, oficinas de artes plásticas, espectáculos musicais, de dança, exibição de peças de teatro, exposições de desenho e pintura e conversas com os mais velhos. Nesta edição, o prémio literário do livro infantil foi atribuído à obra “A princesa preguiçosa”, de autoria de Maria José Saraiva.

Tempo

Multimédia