Cultura

Directora dá a conhecer dificuldades na Biblioteca

Eduardo Cunha | Malanje

A directora da Biblioteca Provincial de Malanje, Ema Massunga, informou ontem que a instituição  tem capacidade para 10 mil livros, mas possui apenas 4.637, entre obras de escritores nacio-nais e científicos, de autores estrangeiros.

Fachada da Biblioteca visitada pelo governador de Malanje
Fotografia: Edições Novembro

Em declarações à impren-sa, no final da visita do governador Norberto dos Santos, a directora da Biblioteca falou das principais dificuldades, uma das quais é o número de livros que está aquém de um acervo provincial, que seja capaz de satisfazer a procura dos leitores.
Ema Massunga referiu a necessidade de aumentar o número de livros e de  melhorar as condições de preservação. Outro problema, tem a ver com  o "software" documental, que permite gerir todas as informações e dados da Biblioteca.
Ema Massunga referiu, ainda, que a Biblioteca Provincial de  Malanje realiza várias actividades, com vista a promover hábitos e competências de leitura, em crianças e adultos. “Temos sugerido a leitura de obras literárias e científicas, com base nos dados bibliográficos dos livros disponíveis”.
A instituição tem 25 funcionários, 13 são efectivos e 12 em regime de contrato. Dispõe de salas de catalogação, leitura, depósito de livros e sala de leitura infantil. A visita do governador, Norberto dos Santos, permitiu constatar o nível de funcionamento da Biblioteca Provincial de Malanje.

Tempo

Multimédia