Documentário de Walter Salles em Berlim


23 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação |

O documentário “Jia Zhangke, um homem de Fenyang”, realizado do por Walter Salles, está na Mostra Panorama do Festival de Berlim, que vai ocorrer de 5 a 15 de Fevereiro. O filme, que retrata a vida e o processo criativo do cineasta chinês, é centrado na estreita relação entre memória e cinema.

O primeiro contacto de Salles com a obra do cineasta chinês ocorreu justamente no Festival de Berlim, há 17 anos. “O primeiro filme de Jia, “Xiao Wu”, estreou em Berlim no mesmo ano em que “Central do Brasil” competiu no Festival, 1998. Cada novo filme de Jia Zhangke reforçou a sensação de que ele se tornou o cineasta mais importante em actividade, aquele que melhor traduz o nosso tempo. É dessa percepção que surge “Um homem de Fenyang”. Estar de volta a Berlim com um documentário sobre o cineasta extraordinário que é Jia Zhangke é uma honra. É como se um círculo se fechasse”, conta Walter Salles, em comunicado divulgado à imprensa.
No documentário, Jia Zhangke convida a equipa da curta-metragem a conhecer a sua história, as suas fontes de inspiração e as personagens dos seus filmes. Zhangke retorna aos locais onde viveu e gravou “Xiao Wu”, “Plataforma”, “O Mundo”, “24 City”, “Em busca da vida” e “Um toque de pecado”.
O cineasta Walter Salles foi homenageado em Outubro do ano passado durante o Festival Internacional de Cinema de Roma, que se realizou de 16 a 25 de Outubro na cidade italiana.
Realizador de filmes como “Terra estrangeira” (1996), “Central do Brasil” (1998), “Abril despedaçado” (2001), “Diários de motocicleta” (2004), “Linha de passe” (2008) e “Na estrada” (2012), Salles recebeu o prémio Marc'Aurelio pela sua trajectória. No Festival Internacional de Cinema de Roma, o cineasta exibiu o seu trabalho mais recente, “Jia Zhangke, um homem de Fenyang”. O documentário sobre o realizador chinês também fez parte da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que, em parceria com a editora Cosac & Naify, lançou o livro “O mundo de Jia Zhangke”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA