Drama do Twana Teatro recria o Roque Santeiro

Mário Cohen |
25 de Junho, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

“Roque - Romance de um Mercado” é o título do espectáculo dramático do colectivo Twana Teatro, que é apresentado amanhã, às 20h30, no auditório Njinga Mbande, em Luanda.

O espectáculo, adaptado do livro homónimo de Hendrick Vaal Neto, faz um enfoque especial das histórias peculiares que ao longo dos anos marcaram a vida dos clientes e vendedores do antigo mercado do Roque Santeiro, considerado o maior de África.
O encenador do grupo informou que o objectivo é “levar o público a uma viagem pelo imaginário e criatividade dos vendedores, dispostos a tudo para ‘despacharem’ os seus produtos, ou a ingenuidade de muitos clientes enganados”.
Algumas histórias, diz Victor Sampaio, são fictícias e outras reais. “O Roque foi um mercado onde tudo era possível de acontecer”, disse, e o grupo procura chamar assim atenção para a importância da boa convivência social.
Fundado a 28 de Fevereiro de 2002, por jovens do distrito do Sambizanga, o Twana Teatro teve a primeira aparição no dia 25 de Dezembro do mesmo ano, com a peça “A União faz a Força”.
O grupo já apresentou vários espectáculos e participou em concursos e festivais, conquistando inúmeros prémios. Entre os seus espectáculos destacam-se “Luanda - A Casa dos Loucos”, “A Lanchonete da Esquina”, “Um dia como outro qualquer” e “O Abismo”.

Novo projecto    

“Noite de Comédia” é o título do novo projecto artístico do grupo Protevida, que estreia domingo, às 20h00, na Liga Africana, em Luanda, com a actuação, de dez minutos cada, dos colectivos Diassonama, Etu Ngo, Fortaleza e Ekuiki II.
O encenador do Protevida informou que o projecto experimental já está a ser idealizado há anos e caso tenha a aceitação do público o mesmo passa a ser apresentado às quinta-feiras, dia que o grupo tem a sala disponível para actuação. A periodicidade do projecto é algo ainda a ser acertado.O bilhete para assistir à estreia do projecto está a ser vendido a 1.500 kwanzas, no local do espectáculo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA