"Dualidades" no Memorial

Mário Cohen |
27 de Abril, 2017

Fotografia: Jaimagens.com

“Dualidades” é o título da exposição colectiva dos artistas plásticos Kassy Fernandes e Nsimba Diongo, patente ao público até 7 de Maio, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.

O junto de 20 quadros de Kassy retratam o quotidiano luandense e vários estados de espírito da autora. Alguns dos motivos, incluindo textos, questionam valores morais e preconceitos, outros motivos revelam ambientes ecológicos.
A pintora explicou que os quadros foram concebidos para propor uma reflexão das situações em que vivemos, além de unir o seu mundo interior com o exterior, que resulta numa criação artística única e autêntica. “É esta riqueza interior que está  espelhada nos trabalhos aqui apresentados”.
De acordo com a artista, num mundo marcado por estes desafios, por vezes o único refúgio é a alienação e o sonho. “Um universo paralelo para fugir a esta esmagadora realidade”, disse. Em 2016, Kassy estreou-se no universo das artes plásticas, ao realizar a primeira exposição individual, “Além das ilusões a vida no mato urbano”, no Centro Cultural Brasil-Angola, com dezenas de quadros em pintura acrílica sobre tela, traduzindo um diálogo da vida urbana invadida pelos hábitos rurais da cultura africana.
Kassy Fernandes estudou jornalismo, depois passou para Gestão de Recursos Humanos. Sempre gostou de pintar, tendo apostado seguir a carreira artística em 2015. Actualmente, além de pintar, dá aulas de arte para jovens, crianças e adultos.
O pintor Nsimba Diongo, natural do Uíge, dedica-se à pintura desde 2000. A sua arte tem como base a técnica de acrílico e colagem sobre tela. Professor no Instituto Superior de Artes (Isarte), em Luanda, fez o ensino médio no Instituto de Belas Artes em Kinshasa, e formou-se na Faculdade de Edifícios e Obras Públicas, no Congo Democrático.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA