Duas gerações do semba cantam grandes sucessos

Manuel Abano |
19 de Junho, 2014

Fotografia: Paulo Mulaza |

"Uma roda de semba" com canções urbanas angolanas que foram êxito na década de 70 e 80, vão ser recordadas domingo, a partir das 12h00, no complexo Muximangola, Luanda, por Lulas da Paixão, Bangão e Yuri da Cunha.

Os sucessos que marcaram épocas são recordados em mais uma edição do “Almoço Angolano”, convívio que se realiza quinzenalmente no âmbito da iniciativa “Em Defesa do Semba”.
A banda Yetu, além de acompanhar os artistas convidados, interpreta alguns temas do seu primeiro disco “Rio Dande” e vai fazer uma viagem ao passado através de temas pouco escutados, em homenagem a vários músicos consagrados.
A banda é constituída por Xalita Carlitos (bateria), Matias Kamalengue (viola baixo), Paulino Bonjo (viola ritmo), Rabino Josué (teclados), Bívo Dianzo (percussão), Joaquim Paulo “Lolito”, Segura Show e Malú (vozes) e Zé Pik (técnica).
Fiel Didi, promotor da iniciativa, disse ao Jornal de Angola que se pretende dar maior projecção ao semba e a outros estilos musicais, como a rumba e o bolero, e desse modo continuar a valorizar os ritmos culturais e musicais.
O interesse permanente da nova geração em dar seguimentos e explorar o semba de raiz nas suas interpretações, realçou, serviu de mola impulsionadora para o convite a Yuri da Cunha, pelas suas brilhantes apresentações. “Se queremos unir gerações, é importante também diversificarmos os artistas, para o testemunho ser passado”, disse o promotor.
O convívio serve também de reconhecimento aos artistas pelo contributo que têm dado à divulgação da música urbana angolana. “Lulas da Paixão e Bangão, particularmente, fazem parte da história da música urbana angolana e são responsável pela criação de grandes temas do cancioneiro angolano”, explicou.
Yuri da Cunha também foi referido como um dos poucos artistas da nova vaga que optaram por cantar temas antigos, ajudando a valorizar, preservar e promover a música e os seus intérpretes das chamadas “décadas de ouro”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA