Cultura

Dupla angolana conquista prata em concurso internacional

Roque Silva

Os bailarinos Wilson Lázaro Mateus “Wipax Mustang” e Tássio de Campos “Tássio Jay” conquistaram o segundo lugar, da categoria de duplas, no Campeonato Inter-Africano de Danças Urbanas, que terminou no domingo, em Joanesburgo.

Bailarinos Wipax Mustang e Tássio Jay exibem o troféu
Fotografia: Edições Novembro

A dupla competiu na mo-dalidade de dança “Popping Style” e falhou a medalha de ouro, tendo perdido na final diante de uma dupla forma-da por um moçambicano e um zimbabweano, depois de terem ultrapassado as etapas eliminares.
Para alcançar a final, Wipax e Tássio Jay tiveram um percurso triunfante pelas várias fases do concurso, nomeadamente qualificação (demonstração livre), pré-eliminatória e semi-final.
A prestação da dupla na primeira fase convenceu o júri a atribuir pontos que permitiu alcançar as batalhas, onde acabou por derrotar no frente-a-frente uma dupla zimbabweana, para depois superar na semi-final os bailarinos senegaleses.
Como prémio, Wipax e Tássio Jay receberam diplomas de mérito e medalhas. A dupla participa de 15 a 20 de Dezembro, num festival de danças urbanas de acesso a uma outra competição a realizar-se no próximo ano em Paris.
Além dos segundos classificados, outra dupla de angolanos formada por Johnny Monster e Hellie Groove chegou à semi-final da categoria “Popping Style”, onde foi superada pelos vencedores do concurso.
Lord Bingo não foi além da primeira fase na modalidade break dance, onde formou dupla com um sul-africano. Os angolanos tiveram como opositores representantes dos Marrocos, Congo Democrático, Argélia, Gabão, Moçambique e Senegal, Costa do Marfim, sendo os júris de nacionalidade francesa, norte-americana e sul-africana.
Os angolanos que participaram no concurso fazem parte de uma lista de oito que no final de Agosto clamava por apoios  para a  viagem na África do Sul.

Tempo

Multimédia